II Mapa da Economia Criativa

de Porto Alegre

A realização do 2° Mapeamento das Oportunidades e Tendências da Economia Criativa para a cidade de Porto Alegre foi uma realização do Instituto Soleil de Pesquisa – INSPE em parceria com o Coletivo POA Inquieta e financiamento do SEBRAE e Banrisul.

O estudo teve início em outubro de 2018 com a elaboração do conceito e desenvolvimento do questionário, que contou com a colaboração de Isabel Kristin, Rita Carnevale, ambas do Núcleo de Economia Criativa da Associação Comercial de Porto Alegre, de Cesar Paz, um dos idealizadores do Coletivo Poa Inquieta, e de representantes do Banrisul e Sebrae, entre eles Débora Chagas, Coordenadora Estadual de Economia Digital e Startups. A equipe técnica foi composta pelas pesquisadoras da Unisinos Paula Visoná e Aline Bueno, pela diretora de Projetos do INSPE Ananda Borges e pelo diretor do instituto Cleiton Chiarel.

O objetivo do estudo é trazer dados que caracterizem as diferentes áreas conhecidas como parte da Economia Criativa de Porto Alegre, apontando seus perfis sociais e econômicos, além de suas percepções, desafios e necessidades na hora de empreender no seu negócio. A compilação dos dados possibilita a constituição de uma série histórica das expressões de Economia Criativa na cidade de Porto Alegre e apresenta um diagnostico desta configuração econômica e suas características locais.

Rua Santa Terezinha 35 | Porto Alegre,RS 

contato@inspe.eco.br | Tel: 051.3273.1576